Proprietário da Estância Guatambu recebeu o prêmio “Homem do Arroz” durante a 23ª Colheita do Arroz
O médico veterinário e Diretor-Presidente da Estância Guatambu, de Dom Pedrito, Valter José Pötter, recebeu no último sábado, dia 23 de fevereiro, a homenagem “Homem do Arroz”, durante a programação da 23ª Colheita do Arroz, promovida pela Federarroz, em Restinga Seca.
Seu trabalho e sua empresa já obtiveram mais de 300 prêmios nos setores de arroz, pecuária, vitivinicultura, diversificação, inovação, tecnologia, produtividade e sustentabilidade. Destaca-se, entre estes, o Prêmio Nacional de Produtividade Rural, categoria Grande Propriedade, promovido pelo Ministério da Agricultura do Brasil, onde concorreram 500.000 produtores rurais.
Em suas atividades setoriais, destacam-se participações em diretorias executivas do Sindicato Rural, Associação dos Agricultores, Cooperativas, Santa Casa, Conselhos Municipais e Setoriais. Entre estas atividades, pode-se enfatizar a de Presidente da Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul – Federarroz – de Junho de 2004 à Junho 2007, e do Programa Gaúcho de Produtividade e Qualidade Setor Pecuária de Corte. Atualmente, Valter José Pötter é presidente do Conselho Consultivo da Federarroz, sendo um dos idealizadores do Projeto 10, que visa aumentar a produtividade da lavoura arrozeira, entre outros setores. É produtor rural com quase 160 mil horas de trabalho direto no campo e na lavoura, o que julga ser seu maior patrimônio profissional.
SOBRE A ESTÂNCIA GUATAMBU
Situada em Dom Pedrito, no coração do pampa gaúcho, a Estância Guatambu é uma empresa familiar dedicada a gerar produtos primários e agroindustriais.
Com aptidão de solo e clima privilegiados, a estância produz uma grande diversidade de produtos. Destaca-se pela utilização de tecnologia de ponta, tanto na agricultura quanto na pecuária, sendo suas atividades centradas na integração de ambas. A pecuária de corte é desenvolvida com bovinos Polled Hereford e Braford, em ciclo completo, e ovinos Texel. Os produtos desta atividade são touros reprodutores superiores e carne de alta qualidade proveniente de animais precoces abatidos dos 14 aos 24 meses de idade, além dos cordeiros pampeanos.
Na agricultura, destaca-se a produção de arroz irrigado, milho irrigado com pivô central, soja, sorgo, sementes forrageiras e uvas viníferas. Em 2009 a Guatambu intensificou suas atividades na vitivinicultura, iniciada em 2003, estreando na produção de vinhos finos com o lançamento do vinho Rastros do Pampa, e, esse ano, inaugurará a primeira vinícola enoturística na Região da Campanha Gaúcha.
Deixe um comentário