Dirigida por Tainah Dadda, comédia de humor negro lança olhar ácido sobre as dinâmicas de poder

Estreia no dia 10 de agosto o espetáculo Senhor Kolpert, montagem vencedora da edição 2012 do concurso para novos diretores promovido pelo Instituto Goethe e a Coordenação de Artes Cênicas de Porto Alegre. A montagem marca a estreia nos palcos brasileiros do texto homônimo do dramaturgo alemão David Gieselmann.

Nessa comédia de humor negro, um jovem casal recebe convidados para um incomum jantar, levando-os a crer que cometeram um assassinato e esconderam o corpo da vítima em sua sala. Na encenação dirigida por Tainah Dadda, os limites entre brincadeiras inconsequentes e verdades cruéis se confundem através dos jogos entre os atores e a troca de seus personagens, revelando um universo brutalizado, em que o desgaste das relações, o tédio e vazio alimentam o apetite por violência.

Através de jogos de palavras que remetem a ícones da dramaturgia do chamado Teatro do Absurdo e referências cinematográficas que incluem Festim Diabólico e Quem tem medo de Viriginia Woolf?, Gieselmann insere seus personagens num universo de incertezas, agressividade e dificuldade de comunicação típicas de seu tempo: a pós-modernidade.

Em certo sentido, transformam-se em avatares de jogos online ou em perfis de redes sociais, onde pode-se adicionar ou remover características, habilidades e informações conforme seus desejos momentâneos em uma atmosfera artificial, que intenta aludir ao sonho de consumo de uma vida mais intensa que a real. Um espetáculo onde os limites entre a pura mentira e a brincadeira cruel se confundem, revelando o desgaste das relações, o tédio e o ódio que alimenta o apetite por violência nos dias de hoje.

No elenco, Joana Viera, Juçara Gaspar, Lucas Sampaio, Magda de Oliveira e Thiago Prade.  A temporada segue até 26 de agosto, sempre de sexta a domingo, às 20h, no auditório do Instituto Goethe. A entrada é franca.

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Tainah Dadda

Elenco: Joana Vieira, Juçara Gaspar, Lucas Sampaio, Magda de Oliveira, Thiago Prade

Iluminação: Fernando Ochoa

Trilha sonora original: Luciano Mello

Figurinos: Lara Coletti

Cenografia e adereços: Rodrigo Shalako e Eder Ramos

Arte gráfica: Luiza Mendonça

Assessoria de imprensa: Bruna Paulin

Produção: Luisa Barros

 

Senhor Kolpert

 Em cartaz de 10 a 26 de agosto

Sempre de sexta à domigo, às 20h

Auditório do Instituto Goethe

Rua 24 de Outubro, 112

Entrada franca