Mostra coletiva de fotografia e Boxeadores Também Choram de Denny Chang integram a programação

Inaugura na terça-feira, dia 24 de julho, às 19h, a nova exposição na Galeria Mascate. Após a mostra do primeiro semestre, “Ocupação”, os espaços do banheiro e corredores de circulação seguem integrando os espaços expositivos do local. No térreo, na Sala dos Lixos, um grupo de ex-alunos da fotógrafa Jacqueline Joner expõem seus trabalhos: Iriz Medeiros, Gabriela Di Bella, Marcelo Donadussi, Denise Bandeira, Luciana Menna Barreto, e Marco Nedeff. Destaque para Nedeff, gaúcho de Nova Prata, “fotógrafo oficial de inúmeras famílias, com um olhar tão étnico quanto ele próprio”, afirma Régis Duarte. As imagens selecionadas para a exposição retratam personagens em três momentos distintos da vida: crianças, adolescentes e adultos.

Subindo as escadas, os retratos movies de Gustavo Faraco movimentam a alma dos fotografados. Na sala superior, Denny Chang apresenta seu mais recente trabalho, Boxeadores Também Choram com curadoria de Tiago Coelho. As ilustrações saem de seus livros ganhando as paredes e construindo um mundo paralelo de seus desenhos-contos. E como onde há arte, há moda, o evento do dia 24 também marca o lançamento do projeto Arte na Sacola, onde Régis Duarte assina sacolas com artistas convidados da Mascate, entre eles Dulce Helena, Magna Sperb, Jacqueline Joner, Denny Chang e Débora Piva e a coleção alto inverno do estilista.

A mostra segue até 15 de setembro. A Galeria Mascate funciona de terça a sábado, das 14h às 18h, na Rua Laurindo, 332. A entrada é franca.

 

Saiba mais:

Sentindo a carência na cidade de uma galeria que realmente misturasse arte, fotografia contemporânea, design e moda, o fotógrafo Tiago Coelho, o designer Régis Duarte criaram a Galeria Mascate em setembro de 2011.

O nome Mascate ficou sempre associado à imigração árabe no Brasil, resultante do grande contingente de imigrantes proveniente do Líbano e da Síria que se dedicaram a esta atividade. Em menor número chegaram também ao Brasil imigrantes de outros pontos do antigo Império Otomano, como Turquia, Palestina, Egito, Jordânia e Iraque.

A mascateação introduziu inovações que hoje são traços marcantes do comércio popular, como as práticas de alta rotatividade e alta quantidade de mercadorias vendidas, das promoções e das liquidações.

Inicialmente os mascates visitavam as cidades do interior e as fazendas de café, levando apenas miudezas e bijuterias. Com o tempo e o aumento do capital, começaram também a oferecer tecidos, roupas prontas e outros artigos.

Galeria Mascate

Mostra Coletiva de Fotografia | “Boxeadores também choram” | Lançamento projeto Arte na Sacola e coleção Outono-Inverno Régis Duarte

Rua Laurindo, 332 Santana – Porto Alegre

Funcionamento: De terça a sábado das 14h às 18h

Barracoestudio.com.br