Foi lançado no dia 13 de junho, o documentário Genética Médica Populacional – INaGeMP, dentro da programação do XXIV Congresso Brasileiro de Genética Médica, em Porto Alegre.
O filme foi produzido pela Verte Filmes, com roteiro e direção de Gabriel Faccini. As filmagens iniciaram em janeiro deste ano no município de Monte Santo (BA), passando por Porto Velho e Monte Negro (RO), Cândido Godói e Porto Alegre (RS). O documentário se constrói a partir da necessidade de desmistificar a genética como uma ciência de elite (no mau sentido), que se faz apenas no interior de laboratórios e trata de questões intangíveis e distantes do homem comum. Através da abordagem de quatro projetos distintos, em diferentes regiões brasileiras, o filme se propõe a construir um panorama das vastas possibilidades de atuação da genética médica junto às comunidades. Estes muitos pontos de contato, apresentados através das diferentes práticas e especialidades genéticas que compõem o INaGeMP, construirão este argumento.
Genética Médica Populacional – INaGeMP apresenta quatro populações em especial, com suas particularidades do ponto de vista científico, mas também com suas diferentes realidades e culturas. São elas: Monte Santo – BA, Monte Negro – RO, Cândido Godói – RS e os grupos populacionais descendentes dos açorianos, também no RS. A temática da genética se entrelaça necessariamente com a história destas regiões, suas identidades. São estas idiossincrasias que aproximam o espectador leigo e é a partir delas que se poderá acessar as especificidades de cada caso, como resultam de um contexto populacional e como a genética médica se relaciona com isto.
O documentário tem duração de 55 min. Em setembro, Genética Médica Populacional – INaGeMP também fará parte da programação do Congresso Brasileiro de Genética, em Foz do Iguaçu, entre os dias 11 e 14.
Ficha Técnica:
Roteiro e direção – Gabriel Faccini
Ass. de direção – Tiago Rezende
Fotografia – Pedro Henrique Risse
Som direto – André Garcia
Montagem – André Garcia, Gabriel Faccini, Pedro Henrique Risse e Tiago Rezende
Música – Luciano Faccini
Edição de som – Audrey Pereira
Produção – INaGeMP / Audrey Pereira / Gabriel Faccini / Lavínia Schüler-Faccini
SOBRE O INAGEMP
O Instituto Nacional de Genética Médica Populacional foi fundado em 2008. O programa do INaGeMP inclui ações coordenadas das equipes das instituições associadas e colaboradoras em pesquisa, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças com fortes componentes genéticos na sua etiologia, assim como formação de recursos humanos na área e ações de transferência de conhecimento para a sociedade através da divulgação científica e educação das comunidades afetadas. Conceitualmente, a Genética Médica Populacional (GEMEPO) é o ramo do conhecimento que estuda e atende as populações com alta prevalência de doenças com um forte componente genético na sua etiologia e/ou de anomalias congênitas (do nascimento), ainda que de causa preponderantemente ambiental. Suas diferentes denominações abarcam a de Genética Médica Populacional, ou “genética médica em nível populacional”, ou “estudo de populações com alta prevalência de doenças genéticas e/ou congênitas”.
A Dra Lavínia Schuller – Faccini concedeu entrevista ao TVCOM Tudo Mais na última sexta-feira. Confira aqui.
Deixe um comentário