Tóin foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2011

Estreia no dia 16 de junho, no auditório da Livraria Cultura, o espetáculo Tóin, projeto de dança da Muovere Cia de Dança dirigido para bebês de zero a três anos e seus cuidadores. O projeto com concepção e direção geral de coreográfica de Jussara Miranda é composto de duas atividades: espetáculo de dança e oficina. O espetáculo dedica-se à apreciação do brinquedo preferido dos bebês: dançar! Já a oficina visa à estimulação dos bebês pelos seus cuidadores, orientada pelos bailarinos.

O interesse por trabalhar com a dança e os bebês surgiu em 2008, por conta da pesquisa de dissertação da diretora da companhia, realizada nos campos das cidades de Sevilha e Granada/Espanha. Com interesse em políticas públicas para grupos de dança em situação de trabalho, o estudo possibilitou verificar no Plano Estratégico para a Cultura de Andaluzia, ações dirigidas à pequena infância envolvendo grupos de dança. Através da observação deste processo, revelou-se a sua importância como catalizador e formador de públicos e o seu caráter transformador.

“Ao identificar que não há no Rio Grande do Sul projeto desta natureza, a Muovere adotou a tarefa de atuar como mediadora entre a dança e os bebês”, afirma Jussara. A companhia dedica-se ao estudo do assunto desde 2009, resultando na montagem que segue com apresentações até setembro deste ano.

A direção artística é assinada por Diego Mac e no elenco estão os bailarinos Joana Amaral, Lauren Lautert, William Freitas e Denis Gosch. A trilha sonora é de Marcelo Delacroix e Beto Chedid, figurinos de Antonio Rabadan e iluminotécnica de Mauricio Moura. O grupo também desenvolveu um site do projeto, onde é possível encontrar outras informações:http://dancaparabebes.wordpress.com/

Concepção & Direção Geral e Coreográfica – Jussara Miranda

Direção Artística – Diego Mac

Balarinos – Joana Amaral, Lauren Lautert, William Freitas e Denis Gosch

Trilha Sonora – Marcelo Delacroix e Beto Chedid

Relações Institucionais – Patricia Machado

Produção – Marcinhò Zola

Assistente de produção – Leticia Pinheiro e Manu Menezes

Luminotécnica – Mauricio Moura

Figurinos – Antonio Rabadan

Projeto Pedagógico – Joana Amaral

Fotos – Luciane Ferreira

Identidade Visual – Sandro Ka

Coordenação do blog Dança para Bebês – Diego Mac

Sobre a Muovere Cia de Dança:

Fundada em 1989, a Muovere Cia de Dança Contemporânea atua nas atividades de produção, fomento, formação e pesquisa em dança. Em seu repertório constam 18 produções de espetáculos, 05 performances de rua, 05 projetos de inclusão social.

Entre os principais recebidos, constam:

o          PRÊMIO INCENTIVO A PRODUÇÃO CULTURAL/ IEACEN (02 edições)

o          PRÊMIO AÇORIANOS DE DANÇA/SMC (05 edições)

o          EM CENA BRASIL (02 edições)

o          PRÊMIO KLAUSS VIANNA (02 edições)

o          CIRCULAÇÃO FUNARTE

o          PRÊMIO INTERAÇÕES ESTÉTICAS (03 edições)

o          FUMPROARTE (03 edições).

Tóin – dança para bebês

Dias 16 de junho, 07 de julho, 04 de agosto e 08 de setembro

11h | 13h | 15h | 16h

Duração do espetáculo: 20 minutos

Duração da oficina: 20 minutos

Livraria Cultura: Bourbon Shopping Country | Av. Túlio de Rose, 80 – Loja 302

Entrada Franca